quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Folclore (Resgatando nossa cultura através dos filhos da Comunidade)

Moças sertanejas
Barraca da maçã do Amor
Sendo o Folclore definido como um conjunto de tradições e manifestações populares , constituído por lendas, mitos , provérbios danças e costumes que são passadas de geração pra geração, é importante que essa cultura popular jamais perda a tradição, e que os as manifestações resgatem relevantes culturas Nacionais, Regionais e locais.

A nossa culminância se deu inicio com a apresentação do infantil 3 e 4 com cantigas de rodas . 
As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias.  As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.
 Dando continuidade falamos um pouco da mulher rendeira, a origem da música, e também do ataque de lampião em 1927 a Mossoró. Dança apresentada pelo 1º ano.

Cenário bem Nordestino
Também mostramos um pouco da nossa Cultura afro através do carimbó:
Meninas do Carimbó
xote das meninas
Mulher rendeira
Xote das meninas
Apresentadora



O Carimbó  é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à Cultura
africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia. Originalmente, em tupi, esta expressão significa tambor, ou seja, curimbó, como inicialmente era conhecido este ritmo. Gradualmente o termo foi evoluindo para carimbó.
Comidas Tipicas

Fantoches
Tentamos resgatar nossos costumes femininos com a música Xote das meninas -  Música de  Zé Dantas - cantada por Luiz Gonzaga; uma música que retrata o sertão nordestino, através da flor do Mandacaru

Houve muitas brincadeiras, Comidas típicas, pescaria,  teatro de fantoche com os personagens folclóricos e  teatrinho da  lenda: Saci Pererê.

Agradecemos a participação dos pais alunos funcionários e em especial aos pais da comunidade.
Cantinho da Pescaria

Cantinho das Artes

Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário